• Benones Lessa

Projeto de Lei determina que cinemas do Ceará realizem sessões adaptadas para autistas

PL está de acordo com artigo 215 da Constituição Brasileira, que trata sobre a democratização do acesso à cultura.


Foto: Reprodução


O ambiente escuro e com som alto dos cinemas pode ser atrativo para muita gente. Mas essas mesmas particularidades afastam das salas de exibição pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para elas, estímulos como luz e som chegam de forma diferente no cérebro, às vezes muito mais fortes do que deveriam, e, em alguns casos, acabam ficando insuportáveis.


Para oferecer a autistas e seus familiares a oportunidade de desfrutar de momentos de cultura e lazer nos cinemas cearenses, o deputado Marcos Sobreira (PDT) apresentou o Projeto de Lei 04/2020, que determina que os estabelecimentos realizem, pelo menos uma vez por mês, uma sessão adaptada a pessoas com TEA.

De acordo com a proposta, nas sessões adaptadas não haveria publicidade antes dos filmes, as salas teriam as luzes levemente acesas, o volume do som seria reduzido, além de ser permitida a livre movimentação das pessoas durante a exibição. Essas especificidades facilitariam a permanência e boa convivência das pessoas autistas e seus familiares nesses espaços.


Exemplo


No Ceará já existe estabelecimento que cumpre a possível lei. É o caso do Shopping Eusébio, que lançou o Projeto Cinema Adaptado em dezembro 2019 com a exibição do filme “O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos”.


Fruto da parceria entre a Prefeitura de Eusébio, o Grupo Cine Cinema e o Shopping Eusébio, o projeto realiza uma sessão mensal com capacidade para 165 pessoas. Sendo metade dos lugares garantidos pela Prefeitura para pessoas com espectro autista atendidas pela rede pública do município.

Contato
Sobre
 

Comandado por um designer (Rodrigo Batista) e um jornalista (Benones Lessa), que têm em comum a paixão pela sétima arte, o Filmes de Quinta é um podcast semanal que trata das estreias cinematográficas nos cinemas brasileiros.

© 2020 por Filmes de quinta